quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CBHb convoca atletas de Roraima

Data: 13/12/2012

Foto:  
Henrique (primeiro à esq.) com a equipe de handebol do Objetivo nas Olimpíadas Escolares

A Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) convocou os atletas, Alisson Júlio - estudante do SESC e Henrique da Costa Adorian - do Colégio Objetivo, para participarem, entre os dias 8 e 17 de fevereiro, em Blumenau (SC), do Acampamento Nacional de Desenvolvimento e Melhoria Técnica, para atletas de 15 a 16 anos.

O evento será coordenado pelo técnico da Seleção Brasileira Masculina de Handebol, o espanhol Jordi Ribera. Durante o Acampamento, os 116 atletas serão observados e os que se destacarem poderão compor a seleção brasileira categoria cadete.

De acordo com o diretor técnico da Federação Roraimense de Handebol (FERHAND), Elton Guedes, a escolha dos atletas de Roraima pode ter acontecido em julho deste ano, quando o técnico da Seleção Brasileira, esteve em Roraima ministrando uma clínica para atletas e técnicos.

Guedes informou que os atletas já confirmaram a participação no acampamento. “Entrei em contato com os responsáveis e eles me garantiram que os nossos atletas vão participar desse treinamento”, disse o diretor.

Conforme explicou Guedes, as despesas com transporte até Blumenau deverão ser custeadas pelos próprios atletas, somente alimentação, hospedagem e transporte no local serão custeadas pela FBHb. Apesar do alto custo da viagem, o diretor destacou a convocação como oportunidade única. “É uma possibilidade única que nossos atletas estão tendo. Ser escolhido pelo técnico da Seleção entre milhares de atletas no Brasil demonstra a qualidade do nosso handebol”, comentou.

ACAMPAMENTO
O acampamento é um projeto idealizado pelo técnico da Seleção Brasileira e já tinha sido colocado em prática em sua primeira passagem pelo Brasil e teve início logo que retornou ao País, em junho, para estar novamente à frente da Seleção Adulta.

Com os acampamentos regionais, quando visitou várias cidades com o mesmo objetivo, pôde observar um grande número de jogadores com condições de participarem do Acampamento Nacional. Além disso, Jordi também recebeu indicações das Federações Estaduais e de alguns técnicos com quem teve a oportunidade de se reunir.

"É sempre complicado fazer uma seleção em um país tão grande como o Brasil, pois muitos talentos podem ficar de fora. Mas, tenho certeza, que com o tempo, daremos chances de outros atletas participarem. O critério levou em consideração o bom desempenho nas atividades durante os treinamentos regionais e também a indicação das Federações e técnicos. Espero que todos possam ir. Na falta de algum atleta, chamaremos outro para a vaga", explicou.

Além do crescimento técnico desses jogadores participantes, o objetivo do treinador é que eles disseminem o aprendizado em suas cidades e Estados. "Iremos passar atividades totalmente voltadas para o desenvolvimento do handebol, com treinamentos diferentes, semelhantes ao padrão que aplicamos na Seleção", descreveu Jordi.

Técnicos e jovens árbitros também estarão presentes no Acampamento, assistindo a palestras e vídeos que pretendem enriquecer o conhecimento que já têm da modalidade, para que ela possa ser passada de maneira padronizada a um maior número de jovens jogadores. "Também daremos treinamentos a esses técnicos e árbitros, para que tenham uma orientação igualada, seguindo o padrão que está sendo aplicado no Brasil e também internacionalmente. Pretendemos que os treinadores também disseminem estes conhecimentos em seus Estados. Já a participação dos árbitros serve para que sigam uma linha de formação com padrões internacionais".

O Acampamento contará com atletas dos Estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e mais do Distrito Federal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário