terça-feira, 12 de março de 2013

CICLISMO RORAIMENSE, DESAFIO NACIONAL DA SERRA DE TEPEQUÉM.

Joseph Dias vence Desafio Serra do Tepequém


Data: 12/03/2013

Fonte: a A A A
 
Foto:  
 
 

Ciclistas momentos antes da largada do Desafio Serra do Tepequém
 
O venezuelano Joseph Dias, de apenas 17 anos, foi o grande campeão do 5º Desafio Serra do Tepequém de Ciclismo. A prova foi realizada no último domingo pela manhã no município do Amajari – 150km de Boa Vista, e reuniu 154 ciclistas de vários estados e da Venezuela.

A largada da prova ocorreu às 9 horas, na sede do município do Amajari. Os atletas que competiram pelo ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) tiveram que enfrentar um percurso de 71.800 metros. O percurso para os atletas amadores foi de 50km da sede do município até a vila do Paiva na Serra do Tepequém.

Os atletas seguiram fazendo o jogo de equipes, com alguns atletas se desgarrando, mas logo em seguida o pelotão alcançava. O momento da decisão foi realmente na parte mais crítica da prova, os últimos 10 km, quando inicia a subida da Serra do Tepequém.

Neste momento o ciclista Wiston Camargo da equipe Team Global Agencia de Aduana Venezuela imprimiu um ritmo forte e se distanciou dos adversários, Joseph Dias da equipe Venezuela e Alailton Pinto dos Santos da Manaus Esporte Clube.

Wiston Camargo estava muito bem, mas faltando 1km para o término da subida da Serra, ele parou para “aliviar a água do joelho” e Joseph Dias acelerou a pedalada e passou. Wiston Camargo ainda tentou se recuperar, mas logo em seguida o pneu de sua bike furou e o obrigou a mais uma parada.

Com esses problemas do adversário, Joseph Dias seguiu tranqüilo para cruzar a linha de chegada do 5º Desafio Serra do Tepequém de Ciclismo com o tempo de 2h11m55s. Wiston Camargo fechou a prova em segundo, com o tempo de 2h13m57s. O terceiro colocado foi o bicampeão da prova, o amazonense Alailton Pinto dos Santos com o tempo de 2h16m26s.

Além de levar o título de campeão e o prêmio de R$ 1.000,00, Joseph Dias ainda faturou dois prêmios de R$ 100,00 como “Meta Volante” por ter passado primeiro nos quilômetros 35 e 60.

Para o presidente da Federação Ciclística de Roraima (FCR), Aquíles Prado o evento mais uma vez superou as expectativas. “Mais uma vez o público atendeu a nossa convocação e participou em peso dessa prova que está se tornando umas das mais importantes do nosso calendário”, comentou.

Prado destacou que muitos ciclistas amadores se inscreveram na prova apenas com o objetivo de superar o desafio. “Muitos atletas participaram apenas com a intenção de superar os seus limites e é realmente isso que queremos, promover eventos que cada vez mais atraentes para ciclistas profissionais e amadores que querem superar seus limites”, comentou.

O presidente da FCR destacou o apoio da Prefeitura do município do Amajari, que recuperou trechos da RR-203 e melhorou a estrutura das pontes. “Não poderia deixar de agradecer o apoio da Prefeitura do município que colaborou de forma significativa na recuperação do trajeto para que os atletas tivessem o melhor desempenho”, destacou.

Aquíles Prado adiantou que no próximo ano a prova deve passar a se chamar Desafio Internacional Serra do Tepequém de Ciclismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário