segunda-feira, 1 de julho de 2013

Macuxi Rugby treina para a Copa Manaus, prevista para outubro Pioneiro em Boa Vista, RR, time tem como meta vencer a Copa na capital do AM e, com isso, se classificar para o Campeonato Brasileiro de Rugby

Por Rodrigo Litaiff Boa Vista, Roraima

Esporte não popular no Brasil, o Rugby vem despontando em solo roraimense. No estado, um grupo de amigos decidiu formar o Macuxi Rugby que já tem desafio marcado para este ano: a Copa Manaus, prevista para outubro, no Amazonas.

O Macuxi Rugby busca um campo fixo para realizar os treinos (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM) 
O Macuxi Rugby busca um campo fixo para realizar os treinos (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)
 
O treinador da equipe, Célio Oliveira, jogou no juvenil do Desterro-SC, um dos principais times de Rugby no cenário nacional e disse que a experiência com o esporte o motivou para trazer esta modalidade a Roraima.

- Cheguei em Boa Vista em dezembro de 2012 e em janeiro de 2013 encontrei dois amigos que estavam juntando pessoas para treinar Rugby. Eu achei muito boa a iniciativa e decidi me unir ao grupo e treiná-los, pois tenho certa experiência no assunto - conta.

As jogadas são corpo a corpo, parecido com o futebol americano (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM) 
As jogadas são corpo a corpo, parecido com o futebol americano (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)
 
O Macuxi Rugby está com 15 atletas, e Oliveira quer fazer tudo dentro da legalidade. O time aguarda inclusive a expedição do CNPJ para tornar-se oficial e disputar jogos importantes.

- O registro do time vai sair nessa semana e quando sair, vamos cadastrar o Macuxi Rugby na Confederação Brasileira de Rugby, a entidade máxima do esporte no Brasil. Assim poderemos participar dos jogos oficiais.

Célio Oliveira, treinador do Macuxi Rugby (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM) 
Célio Oliveira, treinador do Macuxi Rugby (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)
 
Em outubro o time participa da Copa Manaus de Rugby,  que é seletiva para o Campeonato Brasileiro de Sevens (sete jogadores e sete minutos cada lado), uma modalidade olímpica.

Oliveira fala que os treinos estão sendo realizados em um campo improvisado, mas que um local adequado está sendo providenciado.

- Treinamos todas as terças e quintas-feiras às 22h na praça da Amoca, no Caçari, agora em período de férias estamos treinando às 21h. Já fizemos requisição para os órgãos competentes para termos um campo gramado, que é o ideal para o treino. Se der certo, treinaremos aqui na Vila Olímpica.

Para dar mais entrosamento de jogo para o elenco em campo, alguns jogos já estão sendo marcados contra adversários de fora de Roraima.

- Temos um jogo treino marcado para o dia 13 de julho contra os Gárgolas de Manaus, que será realizado aqui em Boa Vista. Falta só definir o local. Fizemos requisição para o estádio Ribeirão e no CTG, mas ainda não recebemos resposta. Iremos também na Fetec para tentarmos autorização oficial para treinamentos e jogos no local - diz.

Ele comenta ainda que o Macuxi Rugby tem potencial para brilhar, agregar patrocínio e servir de espelho para outras pessoas que se interesem pelo esporte. Conta ainda que a distância dos grandes centros não vai atrapalhar.

- Na nossa equipe tem pessoas com potencial. Temos uma pequena dificuldade por estarmos longe dos grandes centros e teremos certa dificuldade em participar das competições nacionais, mas estou trabalhando na busca de patrocínios de peso nesse sentido.

Time do Macuxi Rugby (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)Time do Macuxi Rugby (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário