terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Na Serra Grande há trilhas ideais para a prática de trekking e mountain bike Uma das mais belas regiões de Roraima é usada para caminhadas e pedaladas. Com 932 metros de altitude, a Serra Grande é convite certo para os esportes na natureza

Por Boa Vista, Roraima

Subida até o topo dura em média 3 horas (Foto: Tércio Neto/GloboEsporte.com)Subida até o topo da Serra Grande dura em média 3 horas (Foto: Tércio Neto/GloboEsporte.com)



Quem deseja aventura e esportes há no município de Cantá (RR) uma região conhecida como Serra Grande, formação rochosa com 932 metros de altitude, distante 32 quilômetros da capital Boa Vista. A região é considerada uma das mais belas do estado de Roraima.

O acesso é feito seguindo pela Ponte dos Macuxi, após nove quilômetros na BR-401 entra a direita e pega a RR-432, seguindo rumo a Vila da Serra Grande I, comunidade que fica ao pé da serra. O acesso para quem pretende subir a Serra Grande, seja por meio de bikes ou percorrendo as trilhas que levam para seu cume é por meio de trilhas de chão batido.

O agrônomo Ednarde Marques, 30 anos, conduz visitantes para a região. Acostumado a encarar o desafio desde tempos de garoto, o guia de atrativos naturais vê nos passeios pela Serra uma forma de aproveitar a natureza fazendo o que mais gosta, que é pedalar.

Os amantes das bikes podem escolher a adrenalina das trilhas ou simplesmente apreciar o entorno (Foto: TércioNeto/GloboEsporte.com)

- Faço esse passeio desde os 14 anos quando era escoteiro, aqui temos um turismo de alto rendimento, além dos esportes em contato com a natureza aqui há espécies endêmicas, vistas somente nesta região. É uma lugar ideal para quem quer conhecer um pouco da fauna e flora do estado - disse.

Para começar a subir a Serra Grande, tem que primeiro chegar ao sítio Água Fria que fica há poucos quilômetros do município de Cantá. Seja em grupos ou particular, sempre é bom o acompanhamento de condutores.

Há duas formas de aproveitar as belezas da região da Serra Grande. Uma caminhando e observando a natureza que se apresenta como pássaros e demais animais silvestres. Outra é no entorno da Vila da Serra Grande, cujas trilhas oferecem boas aventuras.

O proprietário do sítio Água Fria que da acesso a Serra Grande, Onédio da Costa, mora lá há doze anos. Ele é funcionário público e não pretende sair tão cedo da localidade.

- De maio a outubro é o tempo que dá mais gente é na época das chuvas onde as cachoeiras estão com maior volume, sobe de 30 a 40 pessoas aproximadamente, já de novembro a abril são poucas pessoas, de duas a três pessoas - disse.

Em Boa Vista há agências credenciadas e guias especializados para acompanhar os turistas e visitantes. Recomenda-se levar água para hidratação e comidas leves, o que podem ser conseguidas com um guia de turismo. Bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário