sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

CORRIDA DE SÃO SILVESTRE.

Roraima fica novamente fora do Pelotão de Elite da Corrida de São Silvestre

Data: 30/12/2011

Foto:  Bruno Garmatz

Corredores de rua de Roraima se sentem prejudicados pela Fera

RIBAMAR ROCHA

Motivo de comentário ao vivo na transmissão da Rede Globo, em 2007, por ser o único Estado a não ter atletas representando no Pelotão de Elite da corrida de São Silvestre, Roraima poderá ser novamente comentado este ano. Pelo menos é o que afirmou a atleta Ligeria Castro, principal corredora de rua de Roraima e que por diversas vezes já competiu na principal prova de rua do Brasil e do mundo.   

“Mais uma vez Roraima não terá representante no Pelotão de Elite da corrida internacional de São Silvestre e não é a primeira vez que isso acontece”, lamentou.

Ela afirmou que teve conhecimento de que desde o ano passado a Federação Roraimense de Atletismo (Fera) recebeu nota oficial da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para enviar seus representantes, sendo um masculino e um feminino, para largar no Pelotão de Elite A ou B, seja por tempo através das seletivas ou como convidado.

“Mas o presidente Carmono Cunha sequer se mostrou interessado em inscrever algum atleta”, afirmou Ligeria. “Fiquei sabendo que o Danielson Teixeira, atleta que treina no nosso grupo, recebeu uma passagem da tia dele, que mora em São Paulo, para ir correr pela 1ª vez, mas deve largar no pelotão Geral e não na Elite, que temos a vaga”, comentou. “Quero deixar claro que treinamos o ano todo para competir em qualquer lugar, mais o apoio que é bom não temos ainda completo, o incentivo maior deveria ser da própria Federação já que somos atletas federados e nem sequer somos lembrados e isso é um desrespeito”, afirmou.

Da Capital Federal, onde está se preparando com o professor Albenes Souza para a Corrida de Reis de Brasília, Ligéria Castro afirmou que esteve com Reginaldo de Jesus Silva por várias vezes, entre os meses de outubro e novembro, tentando falar com Carmono Cunha, mas não foram atendidos.

“Passamos mais de mês tentando falar com o Carmono sobre a nossa ida para a São Silvestre, para assim tentar conseguir as passagens aéreas pelo Governo do Estado e ser indicado pelo presidente para disputar no Pelotão de Elite, mas não fomos atendidos”, lamentou.

Ele informou que a indicação para a Elite é feita por seletiva ou por indicação e lamentou que as seletivas (no mínimo de três) não foram realizadas em Roraima.

“As seletivas para a Corrida nunca foram realizadas e, não só eu, mais todos os corredores de rua de Boa Vista estão insatisfeitos com a atual direção da Fera que não tem feito nada para melhorar o atletismo de Roraima já quer por incrível que pareça o grupo maior ainda é dos corredores de fundo e sempre que viajamos para competir fora trazemos bons resultados e toda vez encontramos dificuldades para contarmos com o apoio da Fera”, disse. Infelizmente temos que meter a cara e ir a luta apesar de nossa capital ser tão longe de outras capitais do Brasil mas ainda temos forças de vontade em sair para representar o Estado”, desabafou.

Mesmo decepcionada, Ligeria disse que está em Lago Azul, interior de Goiás e três vezes por semana vai a Brasília treinar com o professor Albenes Souza, ex-treinador da Vila Olímpica Roberto Marinho, no período de 2005 a 2006.

“O Albenes foi o responsável pela evolução de vários atletas de Boa Vista e formou uma equipe de atletismo excelente e ainda hoje recebo o meu treinamento feito por ele”, disse. “Peço desculpas aos patrocinadores que contribuíram para que eu fizesse essa viajem e a minha intenção era ir correr na São Silvestre e depois retornar a Brasília para competir na Corrida Reis, mais devido o apoio incompleto não vai ser possível. Até porque largar no pelotão Geral se perde muito tempo e o desgaste físico é muito grande para tentar uma boa colocação. Já passei por isso em 2007 e não pretendo fazer isso mais” desabafou.

Ligeria tem o apoio da Academia Word Gym, Amatur Turismo, Drogaria Center e da Faculdade Estácio Atual.

OUTRO LADO – A reportagem tentou contato telefônico com o presidente da Fera, Carmono Cunha, mas os números davam na caixa postal. Dois professores, que fazem parte da diretoria da Fera, foram contatados e informaram que as inscrições são feitas só pelo presidente e não tinham informação se algum atleta de Roraima iria disputar na Elite. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário