sexta-feira, 27 de abril de 2012

I JOGOS UNIVERSITÁRIOS INDÍGENAS

Fuer inicia hoje os I Jogos Universitários Indígenas

Data: 27/04/2012

Foto:  Divulgação

Para a presidente da Fuer, Elaine Morellato, a competição tem como objetivo inserir os indígenas no desporto universitário

RIBAMAR ROCHA

A Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) inicia hoje os I Jogos Universitários Indígenas de Roraima, competição que contará com a participação de 217 atletas de seis instituições de ensino e acontece em parceria com o Exército Brasileiro.

A solenidade de abertura será às 19h desta sexta-feira (27) no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS) com desfile dos atletas, acendimento do fogo olímpico simbólico, apresentação de grupos culturais indígenas e contará com a presença de autoridades como o governador José de Anchieta;general José Luiz Jaborandy, da 1ª Brigada de Infantaria de Selva; coronel José Arnon dos Santos Guerra, comandante do 7° BIS; Alim Maluf Neto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) e dos presidentes das federações universitárias do Paraná, Rio de Janeiro, Piauí e Distrito Federal e dos presidentes dos tribunais de Justiça Desportiva Universitária (TJDU) do Distrito Federal e de Roraima, respectivamente, Leandro Oliveira e Cláudio Belmino, Além de autoridades militares e representantes de lideranças indígenas.

Durante os jogos, os atletas participarão de cinco modalidades indígenas e não indígenas disputadas nos naipes masculino e feminino, que são: arco e flecha, cabo de guerra, corrida de tora, queda de corpo e futebol society.

Após a abertura, já será realizada a primeira competição na modalidade corrida de tora, com pesos de 50 kg para os homens e 30 kg para as mulheres. Os jogos seguem até o domingo (29).

Já no feminino, a divisão ficou da seguinte forma: UFRR1, Exército e Fares na chave A e UFRR2, IFRR e UERR na chave B. O primeiro jogo será entre UFRR1 e Exército (masculino), no campo militar do GAC. No feminino a disputa também será entre e UFRR1 e Exército, no campo do Batalhão. Os jogos serão realizados partir das 9h.

A delegação do Exército participará do evento como convidada. Além dos militares, também participam como convidados alunos do ensino técnico do IFRR do Município de Amajarí.

A presidente da Fuer, Elaine Morellato, disse que a competição tem como objetivo inserir os indígenas no desporto universitário. “Essa é a primeira vez que um evento desse tipo acontecerá no Brasil. Nossa intenção é promover a participação desse público em competições estaduais e nacionais”, destacou.

Para a realização de suas atividades, a FUER conta com o apoio do Exército Brasileiro, 7° BIS, 6° BEC, Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU), Governo do Estado de Roraima, Faculdade Cathedral, Roraima Adventures, AipanaPlazza Hotel, SESC, Clínica Neuroscan, Norte Placas e Jornal Folha de Boa Vista.

WORKSHOP - Paralelamente aos Jogos, a Fuer realizará o workshop esportivo das modalidades de futsal, judô e basquetebol e palestra sobre os Jogos Mundiais Universitários (Universíades). As inscrições encerram nesta sexta-feira (27).

O evento será nos dias 28 e 29 no 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS). Podem participar professores de Educação Física, profissionais da área e atletas. Foram disponibilizadas 50 vagas.

Os interessados em participar devem realizar a inscrição enviando os dados pessoais para o e-mail fuer@cbdu.org.br. É preciso colocar número da Carteira de Identidade, CPF, endereço, profissão, e-mail e telefone para contato.

A inscrição custa R$ 70,00 com direito a participar dos cursos e da palestra. Para os alunos das Faculdades filiadas a Fuer, UFRR, Uerr, IFRR, Centro Universitário Claretiano, Faculdade Cathedral e Estácio Atual, a inscrição será de R$ 50,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário