segunda-feira, 10 de setembro de 2012

OLIMPÍADAS ESCOLARES - Técnicos participam de congresso que antecede competições

fonte roraimahoje.com.br
Os congressos foram divididos por modalidades

 
Os técnicos das modalidades individuais que representam o estado de Roraima na 15ª Olimpíadas Escolares, que acontece em Poços de Caldas (MG) de 06 a 15 de setembro, participaram na manhã e tarde desta quinta-feira (06) de congressos para troca de experiências e orientações gerais sobre as competições que iniciam no dia 07, sexta-feira. A delegação de Roraima está composta de 61 pessoas, entre técnicos, dirigentes, oficiais e alunos-atletas das escolas das redes públicas e privadas.
 
  Ao todo, nove técnicos das modalidades de natação, judô, atletismo, ginástica rítmica, tênis de mesa e xadrez participaram do encontro. Esses profissionais coordenam o grupo de 56 atletas da categoria mirim, de 12 a 14 anos de idade.

Os 56 alunos-atletas estão divididos nas modalidades de atletismo masculino (9 estudantes), atletismo feminino (7), ginástica rítmica feminino (4), judô masculino (7), judô feminino (5), natação masculino (5), natação feminino (5), tênis de mesa masculino (2), tênis de mesa feminino (2), xadrez masculino (1), xadrez feminino (1).

E ainda, nas modalidades coletivas: basquete feminino (11), basquete masculino (11), futsal feminino (11), futsal masculino (11), handebol feminino (12), handebol masculino (12), voleibol feminino (10) e voleibol masculino (10).

Para o chefe da delegação de Roraima, José Deodato de Aquino Junior, o congresso técnico oportuniza aos nossos professores/técnicos a possibilidade de vivenciar a estrutura, organização e formas de uma competição de nível nacional. “Não temos o costume no cotidiano de competições um evento do porte das olimpíadas, que reúne alunos-atletas de todos os estados”, disse.

Deodato afirmou também que a troca de experiência é muito importante entre esses profissionais. Conforme ele, os técnicos têm a oportunidade de assistir palestras e depoimentos de atletas e árbitros de reconhecimento internacional. “Agora a meta é expandir o conhecimento em Roraima”, reforçou.

A técnica da delegação de judô, Alexsandra Paz, disse que o congresso, que foi separado por modalidade, tratou da importância e o crescimento do judô no Brasil e anunciou o apoio de fortalecer a prática do esporte nas escolas.


Este é o primeiro ano que Alexsandra participa das Olimpíadas Escolares e está coordenando uma equipe de dez alunos-atletas de judô (seis masculinos e quatro femininos) e veio com uma boa expectativa. “Temos uma boa expectativa para as competições e vamos nos esforçar ao máximo para alcançarmos bons resultados para o nosso Estado”, enfatizou.

O técnico da delegação de natação masculino, Fábio Santos, avaliou o congresso de forma positiva. “Foi o local onde foram focadas as opiniões, discutiu-se sobre o assunto, tirou dúvidas e também houve troca de experiência entre os técnicos de outros Estados”.

Este ano o Governo do Estado adquiriu 150 passagens aéreas ida e volta para contemplar a delegação do estado nas competições das categorias mirim (de 06 a 15 de setembro) e infantil (de 25 de novembro a 08 de dezembro em Cuiabá-MT). No ano passado o governo financiou a ida e a volta de um grupo de 135 pessoas que disputaram a Etapa Nacional das Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Curitiba (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário