sábado, 10 de novembro de 2012

FRF terá Escola de Arbitragem.

Data: 10/11/2012
Foto: Divulgação

Árbitro da FRF Yungo Paiva ladeado pelo diretor de Arbitragem da
CBF Sergio Correa e o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF Aristeu Tavares
















RIBAMAR ROCHA

A Federação Roraimense de Futebol (FRF) terá em breve sua Escola de Arbitragem de Futebol. A informação é do árbitro do quadro da FRF, Yungo Paiva Macedo, que esteve recentemente participando do Curso de Formação de Instrutores de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Granja Comary, no Rio de Janeiro.

Yugo informou que os aprovados, como ele, no Curso de Formação estão habilitados a criarem junto as suas federações estaduais a Escola de Arbitragem do Estado, como de formação de árbitros no padrão Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado),

“A partir de 2014, a CBF não aceitará mais a indicação de árbitros para compor a lista nacional sem terem passado pela a Escola de Formação”, afirmou.

Yungo, que foi o único representante de Roraima indicado pela FRF e foi aprovado com louvor e dedicação, disse que o primeiro objetivo do curso foi de equiparar as técnicas de arbitragem de todos os árbitros do país.

O curso teve como instrutores de formação os ex-árbitros da Fifa Oscar Ruiz e Sálvio Spinola, Silva Regina, Milton Otaviano, Carlos Ascon (presidente da Comissão de Arbitragem Sul-Americana), doutora Marta (psicóloga), Paulo Camelo (preparador físico das seleções do Brasil), Sergio Correa (diretor de Arbitragem), Aristeu Tavares (presidente da Comissão de Arbitragem da CBF) e Edson Rezende (ouvidor da CBF).

“Nas aulas éramos submetidos a avaliações teóricas em espanhol e formulações de aulas práticas no transcorrer dos dias”, disse.

Yungo informou ainda que a CBF está investindo na qualificação de instrutores e árbitros e para 2013 já está agendado o Encontro das Federações do Norte, com local a definir.

“O investimento é tanto que o certificado é outorgado pela Fifa e não pela CBF”, disse. “Trouxe um material muito rico para qualificar a arbitragem roraimense o qual foi utilizado para aperfeiçoamento dos árbitros Fifa este ano”, disse.

A data e local para montar a Escola de Arbitragem ainda não estão definidas, mas deve ser divulgada em breve.

“Agradeço ao presidente da FRF, José Gama Xaud, e ao diretor da Comissão de Arbitragem da FRF, Cloves Rates, pela confiança e indicação para ser o formador de árbitros no nosso Estado com o padrão que não tínhamos conhecimento e com certeza teremos árbitros melhores no futuro próximo”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário