quinta-feira, 29 de novembro de 2012

JJERR inova e promove curso de Arbitragem e Regras de Jiu-jitsu


Data: 29/11/2012

Foto:  Divulgação
Pela primeira vez árbitros de Roraima terão oportunidade de fazer capacitação técnica em Boa Vista

RIBAMAR ROCHA

A Federação de Jiu-Jitsu do Estado de Roraima (FJJERR) promove neste fim de semana, dias 01 e 02 de dezembro, o Curso de Formação de Árbitros e Regras de Jiu-Jitsu. As atividades começam neste sábado a partir das 9h30, na Faculdade Cathedral, bairro do Caçari.

A capacitação será ministrada pelo diretor de Arbitragem da International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF) e da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), mestre Álvaro Mansur. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 9127-1338 e podem se inscrever árbitros e atletas com no mínimo 18 anos graduados nas faixas preta, marrom ou roxa.

Para o presidente da FJJERR, Kleber Filgueiras, o evento é pioneiro no estado e faz parte do Cronograma anual da FJJERR.

“É um curso a nível internacional e tem importância muito grande no aspecto de renovação, qualificação e formação do quadro de árbitros de Roraima. Atualmente, o jiu-jitsu roraimense possui aproximadamente dez árbitros apenas, sendo que grande parte não se recicla a anos devido a dificuldade logística e financeira para conseguir fazer o curso, que até então só era possível se locomovendo até Manaus/AM, que é o Estado mais próximo que disponibilizava o curso”, disse.

Ele disse que a federação pretende qualificar e fazer uma renovação no quadro de arbitragem. “Queremos preparar o árbitro para o futuro. Por isso, não podemos perder esta oportunidade”, frisou.

O ministrante do curso, Álvaro Mansur, tem chegada prevista para esta sexta-feira em Boa Vista e pela programação divulgada pela FJJERR, o curso será composto por aulas teóricas, práticas e aplicação da prova. No sábado será ministrada a parte teórica e prática no período matutino e vespertino na Faculdade Cathedral. No domingo será aplicada a prova, que é requisito de aprovação para árbitros que terá início às 14h.

Kleber explicou que o curso tem vagas limitadas e será apenas para professores e atletas de graduação nas faixas preta, marrom e roxa, sendo que apenas atletas faixas preta e marrom que forem aprovados no curso com média superior a nove pontos estarão aptos a arbitrarem competições. Os demais participantes que conseguirem média entre 6 a 8 pontos estarão aprovados no curso, obtendo o certificado e podendo tirar o Diploma de Graduação de Faixa Preta emitido pela CBJJ, porém não estarão aptos a arbitrarem competições.

No dia do curso, os participantes deverão levar o Livro de Regras de Jiu-jitsu que está disponível para download no site da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu www.cbjj.com.br.

Já estão confirmadas a presença de professores e atletas da Associação Trindade, Extremo Norte, World Gym, Força e União, PF-Team, Tatame Jiu-Jitsu, Pássaros da Manhã, Asle Caracaraí e Pedro Mardem-CT.

Os árbitros aprovados no curso farão sua estreia e colocarão em prática seu aprendizado na Copa Macuxi de Jiu-jitsu, que acontece nos dias 8 e 9 de dezembro no ginásio Totozão.

A FJJERR conta com o apoio da Farma Vitta, Vulcano, Frios Rio Branco, Acta, Fetec, Big Toner Cartuchos, Tec Diesel, Eucatur, Faculdade Cathedral, Churrascaria Bhuritys, Gomes Comercial e Serviços, Hotel Uiramutan, Santiago Celular, Chão de Brasa, Café Expresso, World Gym Academia, deputado Marcelo Natanael, Prefeitura Municipal de Boa Vista e Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário