segunda-feira, 29 de abril de 2013

UFRR vence e se torna bicampeã dos Jogos Universitário Indígenas de RR A Universidade de Brasília, que participou pela primeira vez, ficou em segundo lugar. Entre as modalidades, corrida de tora, cabo de guerra e queda de corpo.

Por Bruno Willemon Boa Vista, Roraima

A Universidade Federal de Roraima (UFRR 1) venceu neste domingo (28), pelo segundo ano consecutivo, os Jogos Universitários Indígenas de Roraima. A instituição somou 340 pontos no geral e se tornou bicampeã. O evento foi realizado pela Federação Universitária de Esportes de Roraima (FUER), com o apoio do Exército Brasileiro.

A Universidade de Brasília (UNB), que participou pela primeira vez da competição, fez 255 pontos e ficou em segundo lugar. Com 175 pontos, a equipe da UFRR 2 terminou em terceiro lugar. Toda a competição foi realizada na estrutura do Exército. As modalidades disputadas foram: arco e flecha; cabo de guerra; corrida de tora; queda de corpo e futebol society.

O evento contou com 130 participantes: Universidade Federal de Roraima - UFRR (59 atletas); Universidade Estadual de Roraima - UERR (15); Universidade de Brasília – UNB (18); Faculdade Cathedral (04) e o Exército como convidado, participou com 34 atletas.

Para a presidente da FUER, Elaine Morellato, a segunda edição da competição foi coroada com a participação de outros Estados da federação - Contamos com a participação de atletas de Brasília e também de convidados do Mato Grosso, o que demonstra o crescimento do evento - disse.
 
Quadro geral

No arco e flecha, no naipe feminino, a UFRR conquistou o primeiro e o segundo lugar com as atletas Mirian Gabriela Gregório Braga e Malena da Silva Santiago, respectivamente.

Já no naipe masculino, a equipe do Exército conquistou os dois primeiros lugares com os atletas Raul Yanomami (1º lugar) E Xaporita Douglas Yanomami (2º lugar).

Arco e flecha (Foto: Divulgação) 
Arco e flecha é modalidade indígena dos Jogos
(Foto: Divulgação)
 
Na queda de corpo disputada apenas no masculino, a UFRR venceu com o atleta Josias Batista da Silva e na segunda colocação, ficou Francisco Neto da UERR.

Na corrida de tora, que é um revezamento de quatro atletas com um tronco, a equipe do Exército conquistou o primeiro lugar, com o tempo de 1’32”75. O segundo lugar ficou com a equipe da Universidade de Brasília (UNB) com o tempo de 1’38”,00.

No feminino, a equipe da UFRR levou a melhor com o tempo de 2’01”12. Na segunda colocação ficou a equipe da UNB com o tempo 3’18’82. Ana Rose é estudante da UFRR e atleta da modalidade da corrida de tora. Ela diz ter ficado feliz por mais uma vez, ter garantido a medalha de ouro para a instituição que representa.

Corrida com Toras de 50 quillos foi a primeira competição dos Jogos  Indígenas Univesstários de Roraima 2 (Foto: Rodrigo Litaif) 
Corrida de Tora de 50 quilos (Foto: Rodrigo Litaif)
 
- Ano passado nós ficamos em primeiro lugar, na corrida de tora, e este ano novamente ganhamos. É muito gratificante, estamos muito felizes com o evento que ajuda na valorização da nossa cultura”, afirma.

No futebol society, no masculino, em primeiro lugar ficou a equipe da UFRR 1. No feminino, a UFRR também levou a melhor conquistando o primeiro e o segundo lugar. No cabo de guerra, vitória também da UFRR, que no naipe feminino conquistou o primeiro e o segundo lugar. No masculino, a vitória ficou com a equipe do Exército.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário