quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Enxadrista roraimense consegue excelente resultado nas Olimpíadas Universitárias.
 
 












 

Roraima esteve bem representado na competição de xadrez das Olimpíadas Universitárias Brasileiras (OUJUB`S 2011). O enxadrista Leonardo Souza Alencar, 19 anos, aluno da Universidade Federal de Roraima (UFRR) conquistou o 7º lugar entre os 39 participantes.

Durante a competição, Leonardo competiu em sete partidas, conseguindo quatro vitórias, um empate e duas derrotas, marcado 4,5 pontos, na escala que vai ate 7,0. O desempenho do atleta é considerando excelente, pois ele jogou as partidas contra os competidores mais fortes do torneio.
“Fiquei muito feliz com o resultado, joguei contra adversários fortes e as partidas foram bastante cansativas, com mais de três horas de duração. Além dos competidores de ponta, tivemos uma equipe de arbitragem”, comemorou Leonardo.
Na primeira partida, o roraimense venceu Leone Moreno, do Ceará, que possui a 4º maior rating (pontuação) do torneio universitário. No segundo jogo, a vitória foi do adversário, o enxadrista Mateus de Camargo, do Paraná. A terceira rodada contou com nova vitória do roraimense, Leonardo venceu o atleta do Maranhão, Argemiro Braga Guara Neto.

A quarta rodada foi contra Rafael Cabral de Souza, de Pernambuco, com mais uma vitória para o atleta da UFRR. O quinto jogo disputado com o atleta Eider Tiago da Cruz, do Rio Grande do Sul, terminou empatado. 

Leonardo perdeu a sexta rodada contra o atleta Alfeu Junior Varela Bueno, de Santa Catarina, que é mestre Fide (Federação Internacional de Xadrez). Porém, a partida foi bastante disputada, com mais de três horas de duração.

Na última partida, Leonardo voltou a vencer, conquistando a melhor classificação de Roraima no xadrez durante as Olimpíadas. O atleta jogou contra Rodrigo Montenegro, da Paraíba, e garantiu a 7ª colocação no torneio.

Entre os dez primeiros colocados, Leonardo era o único atleta a não possuir pontuação na Fide. Com o resultado, o atleta passa a pontuar também no rating internacional. O atleta roraimense tem pontuação 2.007 na Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). 

A melhor pontuação no ranking entre os atletas que participaram do torneio é do primeiro colocado, o mestre Fide Vinicius Tine, de Pernambuco (com 2.358 pontos na CBX), o atleta possui 2.308 no rating internacional.

A segunda colocação ficou com o atleta Ernani Francisco, do Paraná, que também é mestre Fide com 2368 pontos no rating internacional e 2289 no nacional. O atleta de São Paulo, Vinicius Torsani, ficou com o terceiro lugar, ele possui Fide de 2150 e 2151 na CBX.














Nenhum comentário:

Postar um comentário