quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Basquete Roraimense.

Atletas de Roraima são aprovados na seletiva de basquete do Flamengo

Data: 19/01/2012

Foto:  Site ahebrasil

Roraimenses são aprovados na seletiva e 
passam a compor a equipe do Flamengo

RIBAMAR ROCHA

Os atletas roraimenses Bentinho Briglia e Leonardo Passos, ambos de 17 anos, foram aprovados na seletiva de basquete promovida pelo Flamengo e passam a compor a equipe carioca para as disputas do Campeonato Brasileiro das categorias Sub-17, Sub-18 e Sub19, além das competições estaduais das mesmas categorias.

A informação foi repassada pelo presidente da Federação Roraimense de Basquete (FRB), Bento Briglia, que é pai do armador Betinho, e principal incentivador do atleta nas competições da modalidade.

“Eles foram aprovados em três etapas da peneira, entre os mais de cem atletas que se apresentaram no Flamengo”, disse.

Na primeira fase da seletiva, foram eliminados 40 atletas, e os dois roraimenses permaneceram entre os 36 da terceira fase e foram selecionados entre os 12 que permanecem treinando no clube para as disputas da temporada.

“Eles disseram que foi muito difícil, mas a técnica e a vontade de vencer superou as dificuldades e mostraram que em Roraima se tem basquete de primeira”, disse.   

O presidente disse que o atual basquete de Roraima ganhou projeção nacional depois que a equipe masculina do IBR conquistar o título de campeão dos Jogos Escolares Brasileiros de 2011. E entre os nomes de destaque estavam os do pivô e ala Leonardo Passos e do armador Bentinho Briglia.

Bentinho começou a jogar basquete aos oito anos e este ano comemora os dez anos de pratica da modalidade com a convocação para jogar no Flamengo. Neste período colecionou vários troféus e prêmios de destaque.

“Foram muitos campeonatos, mas o mais importante foi a conquista dos Jogos Escolares, mas ele (Bentinho) já havia se destacado em outras competições nacionais como o título de vice-campeão brasileiro da segunda divisão e várias vezes campeão roraimense”, disse orgulhoso.     

O presidente informou ainda que logo depois da conquista dos Jogos Escolares de 2011, Bentinho recebeu convite para vestir a camisa de quatro grandes clubes do sul do país: Palmeiras, Uberlândia, Limeira e Ebrasca.

“Mas ele deve mesmo ficar no Flamengo”, disse na tarde de ontem.

O site ahebrasil.com.br divulgou matéria especial na terça-feira, sobre os dois roraimenses e destacou a força de vontade até chegar ao Rio de Janeiro e participar da seletiva.

“Lá em Roraima não tem clube para jogar. Só disputamos os Jogos Escolares ou algumas partidas pelo colégio. Jogo basquete desde os 13 anos. Isso aqui é o meu sonho e eu acredito que eu possa ficar aqui no Flamengo. Não só eu como o meu amigo Bentinho, com que jogo desde os tempos de criança”, revelou Leonardo, que mal consegue acreditar que está sendo observado por seus ídolos.“É um sonho realizado ver caras como o Marcelinho, Fred e Kammericks. Desde os 13 anos eu os vejo pela televisão e hoje estou aqui do lado, vendo de perto”, concluiu.

Sob os olhares de ídolos que só viam pela televisão, Bentinho e Leonardo impressionaram grandes profissionais do esporte. Não só por suas capacidades atléticas, mas por enfrentarem as dificuldades e se dedicarem a alcançar o sonho de se tornarem jogadores profissionais de basquete.

“É muito bom o Flamengo dar essa chance para centenas de garotos que sonham vestir essa camisa. É emocionante ver dois garotos de Roraima buscando o espaço no Rio de Janeiro. Sei que eles estão alojados num quarto e sala de uma amiga da família, e isso não pode ser desprezado. No entanto, o Flamengo é altamente competitivo e sempre precisa buscar os melhores, mas como os dois são novos, de repente conseguiremos lapidá-los por aqui para quando chegarem aos 19 anos estarem voando. Esse é o nosso papel”, disse Marcus Higino, técnico da Equipe sub-19 do clube.

Leonardo chamou a atenção também de Paulo Chupeta, supervisor das categorias de base do basquete rubro-negro.

“O Leonardo tem um vigor físico muito bom e me chamou a atenção. Ele tem qualidades que precisam ser lapidadas, mas é o técnico do juvenil (Marcus) que vai avaliar. Mas emociona ver a história dele de dedicação para jogar num clube grande como o Flamengo”, disse Chupeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário