sábado, 22 de março de 2014

David Beckham visita a maior área indígena do Brasil, reserva Yanomami Celebridade visita a Terra Indígena Yanomami à convite do líder Davi Copenawa. Beckham grava documentário sobre problemas existentes na terra indígena, em RR

Por Boa Vista, Roraima

David beckham Amazonas (Foto: Divulgação/arquivo pessoal)David Beckham visitou a Reserva Indígena Yanomami, em Roraima (Foto: Divulgação/arquivo pessoal)

O ex-jogador David Beckham em sua passagem pelo estado de Roraima, visitou nos dias 15 e 16 de março uma das maiores áreas indígenas do Brasil, a reserva Yanomami. Ele pediu autorização para permanecer por dois dias na reserva por meio da assessoria de uma das lideranças mais influentes do País e no exterior, Davi Kopenawa.

O filho de Davi, Dário Yawarioma, falou ao globoesporte.com sobre a passagem do ex-galático em terras yanomami.

- Fomos procurados na Associação Hutukara pela equipe da BBC e conversaram com o meu pai Davi Kopenawa, pedindo autorização para entrar na reserva, onde conversaram sobre o trabalho que estão realizando, e que iriam abordar os problemas existentes na Terra Indígena Yanomami, principalmente a Perimetral Norte. O Governo Federal quer reabrir essa perimetral. Então eles averiguaram quantas árvores forma derrubadas, de quanto foi o prejuízo com relação aos animais e o meio ambiente em geral - disse Dário.

Yawarioma também explicou sobre o processo de contato junto a comunidade indígena e os desdobramentos das conversas que, possivelmente virem um documentário.

David Beckham durante gravação em Roraima (Foto: Reprodução SporTV)David Beckham durante gravação em Roraima (Foto: Reprodução SporTV)
 
- Eles entraram em contato com a gente por meio da assessoria, com o objetivo de entrevistar as lideranças yanomamis, e ver como foi essa invasão através da perimetral Norte para ouvir qual é o sentimento dos povos yanomamis, o que as lideranças estão pensando, saber o que aconteceu de mal, quantas pessoas morreram. Eles foram lá para ver qual a realidade do povo yanomami. Também viram a nossa cultura, os costumes, danças, rituais e tudo relativo a  nossa tradição.

O ex-jogador passou dois dias dentro da comunidade, chegou no dia 15 e retornou no dia 16 de março. Beckham mergulhou nos costumes e na cultura dos Yanomamis.

- Ele dormiu dentro da maloca para ver como é a convivência, conversou com várias autoridades e lideranças tradicionais de dentro das comunidades. Visitou duas aldeias, a missão Catrimani e Waroma, na parte que fica dentro de Roraima.

A opinião de Dário sobre a visita do ilustre ex-jogador é que a conversa entre as lideranças com Beckham traz o sentimento que futuramente volte a fazer um novo documentário na região.

- Não sabemos quando ele pode retornar, mas ele quer mostrar os outros problemas dentro da reserva como o garimpo, invasão e entre vários outros problemas existentes. Mas ele ainda não deu nenhuma resposta sobre a volta, mas é provável que retorne. Nós gostamos muito da visita do David porque ele se interessou muito sobre os problemas dentro da reserva yanomami. Viu que existe muitas ameaças ao meio ambiente, juntamente com a cultura, ele mostrou preocupação com o povo indígena Yanomami. Para nós foi muito boa a visita dele, até porque é uma pessoa importante que veio conhecer a realidade do povo indígena. Ele só conhecia através da mídia e teve a oportunidade de conhecer uma comunidade de perto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário