segunda-feira, 8 de abril de 2013

FUER e Exército renovam parceria para o II Jogos Indígenas de Roraima Os Jogos Universitários Indígenas de Roraima acontecerão de 26 a 28 deste mês e Roraima é o primeiro Estado do país a realizar a competição.

Por Globo Esporte RR Boa Vista, Roraima
 http://globoesporte.globo.com/rr/
 
A Federação Universitária de Esportes de Roraima (Fuer) e o Exército Brasileiro reafirmaram a parceria para a realização dos Jogos Universitários Indígenas de Roraima, evento que acontecerá de 26 a 28 deste mês. Roraima é o primeiro Estado do país a realizar a competição. Os Jogos estão com as inscrições abertas até o dia 15 de abril.

A competição é direcionada exclusivamente para os indígenas universitários e contará com a participação de atletas convidados do Exército e entre as provas que serão disputadas estão as modalidades indígenas de arco e flecha, corrida de tora e queda de corpo e as não indígenas como futebol society e cabo de guerra.

- O esporte é muito forte nas comunidades indígenas. Hoje temos alunos indígenas inseridos no Ensino Superior e a Fuer busca oportunizar este público com a participação em competições esportivas, respeitando sempre os costumes e as tradições indígenas -, destacou a presidente da Fuer, Elaine Morellato,.

Arco e flecha é uma das modalidades dos Jogos  Indígenas de Roraima  (Foto: Divulgação) 
Arco e flecha é uma das modalidades dos Jogos
Indígenas de Roraima (Foto: Divulgação)
 
A presidente da Fuer enfatizou o apoio essencial do Exército para os Jogos Indígenas e disse que o evento deve contar também com a participação de atletas de outros estados.

- O Exército é o nosso principal parceiro e é a instituição que acredita no evento. Hoje os Jogos Indígenas ganharam força e neste ano, temos a previsão da participação de atletas indígenas da Universidade de Brasília, a UNB e também da Universidade Federal de Mato Grosso. 

Como no ano passado, as competições serão realizadas na estrutura do Exército, que disponibilizará também a alimentação, hospedagem e pessoal de apoio. Para o Tenente Coronel Mercês, comandante do 7º Batalhão de Infantaria de Selva (7º BIS), participar do evento representa colaborar para o desenvolvimento do esporte da região.

- Nossa intenção é dar continuidade a esta parceria e promover um evento ainda mais bonito que o do ano passado. Como novidade, iremos estender a participação aos indígenas de todas as nossas unidades -, destaca.

No ano passado, os Jogos Universitários Indígenas contaram com a participação de 217 atletas da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), Faculdade Roraimense de Ensino Superior (Fares), Faculdade Cathedral e Estácio Atual. Em 2012, a UFRR foi a campeã dos Jogos.

Futebol Indigena Feminino é uma das atrações dos Jogos Universitários Indigenas da Fuer. (Foto: Divulgação)Futebol Indigena Feminino é uma das atrações dos Jogos Universitários Indígenas da Fuer. (Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário