quinta-feira, 20 de junho de 2013

I Mostra Esportiva de Lutas da UFRR, reúne praticantes de 4 artes marciais Praticantes do Karatê, Taekwondo, Boxe e MMA mostraram habilidade e receberam a notícia da construção de um Centro de Treinamento na UFRR.

Por Rodrigo Litaiff Boa Vista, Roraima
 
 
Praticantes do Karatê, Taekwondo, Boxe e MMA, mostraram na noite desta quarta-feira suas habilidades para o público que compareceu na I Mostra Esportiva de Lutas da Universidade Federal de Roraima, na quadra poliesportiva do Colégio de Aplicação. Alguns dos atletas, são alunos da UFRR ou do Colégio de Aplicação.

O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE), por meio da Diretoria de Assuntos Estudantis-DAES/Divisão de Esporte e Lazer (DEL). A intenção é fortalecer as atividades esportivas da UFRR e mostrar para a sociedade o que é oferecido na insituição, como o judô, por exemplo, que é treinado em uma academia dentro da universidade.

Praticantesde Karatê e universitários da UFRR, mostrando suas habilidades (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)Praticantes de Karatê e universitários da UFRR, apresentam arte para o público (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)
 
Paulo Oliveira, Coordenador da I Mostra Esportiva de Lutas, falou sobre os planos que estão sendo traçados para alavancar a prática das artes marciais na instituição.

Paulo Oliveira, Coordenador da I Mostra Esportiva de Lutas,disse que planos que estão sendo traçados para alavancar a prática das artes marciais na instiuição (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM) 
Paulo Oliveira, Coordenador da I Mostra, falou dos planos para prática das artes marciais na instiuição (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)
 
- Foi entregue um croqui para a reitora da UFRR que mostra detalhes do salão de lutas que vai conter 198 placas de tatame onde será treinado Judô, Karatê, Taekwondo e Jiu-Jitsu, para que haja representatividade desses esportes nas competições universitárias ao longo do ano. Além dos Jogos Universitários Brasileiros (Jub's) existem outras competições de lutas que podem receber atletas da instituição.

Oliveira diz ainda que o primordial eles já possuem, que são os professores e alunos dentro da universidade.
- Tendo esse salão de lutas, vai ser muito melhor porque os professores nós temos, eles estudam aqui e muitos dos etletas também estão na instituição. A vantagem dessa primeira mostra é justamente isso, mostrar para os acadêmicos e alguns atletas da Escola de Aplicação que estamos buscando novos rumos para essa modalidade de esporte - explicou.

Além da primeira mostra, uma segunda mais abrangente está sendo planejada e vai ser realizada em meados de outubro e pode ter a participação de mais atletas universitários. Gioconda Martines, Reitora da UFRR, disse que existe uma demanda interna para a construção de um espaço específico para treinamento dessas modalidades.

- A Pró-Reitoria nos passou essa demanda e os próprios alunos estavam nos cobrando, vamos inaugurar uma piscina olímpica e depois daremos continuidade nesse projeto. Iremos oferecer bolsas, uniformes e o que for necessário aos atletas para que possamos disseminar a cultura do esporte dentro da universidade - disse a Reitora.

O ex-aluno do Colégio de Aplicação e estudante do curso de Agronomiada na UFRR e praticante de Karatê, Cauê Mendes, aprovou a iniciativa e espera ansioso o início das obras, assim como a inauguração do Centro de Treinamento.

O treinador de Boxe, Ronaldo Lima, aprovou a iniciativa (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM) 
O treinador de Boxe, Ronaldo Lima, aprovou a iniciativa (Foto: Rodrigo Litaiff/GLOBOESPORTE.COM)
 
- Essa ideia tem que ser levada para frente. O esporte é muito benéfico para quem pratica porque visa a disciplina em cada pessoa. O Centro será de grande proveito e nos ajudará na participação de torneios e campeonatos, para defendermos o nome de uma instituição federal de ensino. Isso nos abrirá muitas possibilidades e visibilidade lá fora - comentou Mendes.

Outro que está satisfeito com a possibilidade é o treinador de Boxe, Ronaldo Lima. Ele fala das barreiras que vem sendo vencidas pelo Boxe em Roraima.

- Foi duro romper essa barreira. Não é que não somos vistos, nós não somos é reconhecidos. O Boxe sempre sofreu com isso, mas são instituições como essas que nos ajudam, até porque temos vários alunos pugilistas que estudam nesta universidade - concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário