quinta-feira, 11 de julho de 2013

Roraimense disputa Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, no RJ Iane Lira será a primeira roraimense a disputar um Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness. A competição será realizada no próximo sábado

Por Alberto Rolla Boa Vista, Roraima
 
Iane Lira participa pela primeira de um Campeonato Brasileiro (Foto: Alberto Rolla/GLOBOESPORTE.COM) 
Iane Lira conquistou a vaga para o Brasileiro após ficar em segundo lugar no Campeonato Amazonense (Foto: Alberto Rolla/GLOBOESPORTE.COM)
 
A atleta Iane Lira embarca nesta quinta-feira com destino ao Rio de Janeiro (RJ), onde participará do Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, que vai acontecer no próximo sábado, dia 13. Será a primeira vez que uma roraimense disputará a competição.

A competidora conquistou a vaga para o Brasileiro após conseguir o vice-campeonato no Campeonato Amazonense de Fisiculturismo e Fitness, que foi realizado no dia 06 de julho, em Manaus.
Iane disputou o torneio na categoria Wellness, até 1,63 metros. Nesta divisão, os árbitros julgam a simetria, harmonia muscular, beleza facial, simpatia, baixo grau de volume muscular, gordura corporal (13%  a 17%), entre outros.

A fisiculturista, que compete desde os 22 anos, disse que para disputar os torneios é preciso muita dedicação e disciplina. Para participar do evento em Manaus, a atleta teve que perder dez quilos. A expectativa é trazer uma medalha inédita para Roraima.

Iane Lira com o seu técnico Ary Galêgo (Foto: Divulgação) 
Ao lado do técnico, Iane Lira mostra o troféu de vice-campeã amazonense (Foto: Divulgação)
 
Iane Lira é treinada pelo namorado e também fisiculturista Ary Galêgo, que no Amazonense também ganhou a medalha de prata na categoria Body Muscle, acima de 1,75 metros.

- Vou representar o meu estado da melhor forma possível. Sei que vou competir contra as melhores atletas do país. Apesar do pouco tempo de treino, sempre subo ao palco para ganhar o ouro. Sempre entro para ganhar- disse Lira.

Títulos importantes fazem parte do currículo da atleta como o Campeonato Norte Nordeste, em 2004, tri-campeão roraimense e vice-amazonense.

Treino

Segundo o técnico, o treinamento para competições é diferenciado, intenso e específico. A dieta e a parte física andam lado a lado.

- São quatro dias de treino e três de descanso seguidos. A dieta é à base de proteínas magras, carboidratos complexos e fibras. Em época de competição, zeramos o óleo e o açúcar- explicou Ary.

Nenhum comentário:

Postar um comentário